A origem de nossa história é o encontro pessoal do fundador Leonardo Rocha Gonzaga com Nosso Senhor Jesus Cristo em 2003, onde naquele momento descobriu que mesmo em meio a tanto pecado Deus o amava, e a partir do SIM à Jesus sua vida se transformou radicalmente.

No ano de 2007 foi eleito coordenador Municipal da Renovação Carismática de Unaí – MG, pelo qual foi coordenador durante 2 anos.

“Se hoje sou fundador é porque um dia fui coordenador da RCC”.

No início de sua coordenação ele convidou o fundador da Comunidade Católica Sagrada Família – Ítalo Fassanella – para pregar um Congresso para Famílias em Unaí-MG, e após o encontro, sentindo a beleza de se viver em Comunidade, sentiu o desejo de doar a vida para a missão, entrando ele e sua esposa Juliana Aparecida para o caminho Vocacional desta Comunidade.

Mesmo ficando pouco tempo no Caminho Vocacional da Comunidade, foi semeado no coração de Leonardo e de Juliana o desejo da vida comunitária e de uma consagração mais profunda à Jesus.

Após o Congresso para Jovens no ano de 2007, em meados de setembro, juntamente com um grupo de jovens em um momento de partilha nosso fundador teve o seu coração mexido por uma pergunta:

“Porque em nossa Diocese não tem nenhuma Comunidade de Vida ou Aliança?”

A partir deste questionamento começou a rezar pedindo uma resposta para Deus.

O desejo de estar em Comunidade crescia e após um período de discernimento convidou alguns jovens que sentiam o desejo de estar em Comunidade para uma reunião de oração na qual eles não sabiam o motivo da reunião, para os mesmos chegarem desprendidos e assim o Senhor agir livremente.

Os jovens que estavam neste dia eram Leonardo, Juliana, Maria de Lourdes, Junio Mota, Paola, Aline, Francisco, Gisele e Márcio Antunes.

“Apóstolos da Cruz e da Misericórdia. Deixarei a marca da Minha Misericórdia e a marca das Minhas Chagas em vocês e em vossos corações. Levem a Minha Misericórdia Meus filhos…

Foi a partir desta profecia dada pelo Senhor que no dia 08 de novembro de 2007 Jesus nos comunicou Seu desejo de que toda a humanidade fosse tomada pela Sua infinita Misericórdia.

Nascia no seio da Igreja a Comunidade Católica Filhos da Misericórdia.

Tudo mudou após esta reunião de Oração, os jovens foram impelidos à vivência em Comunidade e uma entrega maior ao Senhor.

No início não sabíamos muito como dar os primeiros passos, então ficamos em silêncio por um ano com Maria, para escutarmos a voz de Deus, nos formar e realmente discernir se tudo era vontade e inspiração do Senhor ou meramente um desejo humano.

Então, começamos com muito entusiasmo as reuniões de orações, partilhas e formações, pois tudo que dizia a respeito de novas Comunidades era novidade para nós, não sabíamos muita coisa a respeito, mas, a Providência do Senhor começou a nos tocar, então, Comunidades amigas estenderam as mãos para nos ajudar, surgiram oportunidades de ir os encontros organizados pela FRATER, e isto tudo nos levou a avançar para águas mais profundas, e foi exatamente o que o escutamos de nosso Bispo Dom Leonardo em 01 de março de 2008: “Avancem para águas mais profundas”.

Tudo começou com 10 jovens sedentos da missão, mas no decorrer do caminho alguns tomaram outros rumos, ficando ao final do ano de silêncio apenas 6 pessoas.

A Comunidade nasceu para amar, este é o nosso carisma demonstrar ao mundo a face amorosa de Deus, ser de verdade profetas do Amor.

Sabemos que “não é fácil amar com um amor profundo, feito do autêntico dom de si.

Aprende-se este amor na escola de Deus, no calor da Sua caridade.

Ao fixarmos o olhar n’Ele, ao sintonizarmo-nos com o Seu coração de Pai, tornamo-nos capazes de olhar o irmão com olhos novos, em atitude de gratuidade e partilha, de generosidade e perdão.

Tudo isto é Misericórdia!”

A vida de cada filho e filha da Misericórdia é dedicada ao anúncio do Amor de Deus e a sua vivência com as pessoas, foi para isto que nascemos e esta é a nossa missão.

Onde a Comunidade for chamada a semente do Amor tem que ser plantada, mostrando assim para o mundo que ainda é tempo de voltar para os braços seguros e amorosos de Deus.